[NBR 6023:2018] Mudanças em referências a sites, et al. e In:

Atualizado: 27 de mai de 2021

A NBR 6023, norma da ABNT que trata de referências, foi atualizada em novembro de 2018. Com mais de 40 páginas a mais que a versão anterior, de 2002, a NBR 6023:2018 apresenta maior número de modelos de referência. A estrutura de apresentação se manteve de forma geral; as mudanças ficaram por conta de alguns detalhes.

Seguem algumas das novidades nas recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas para as referências:

1. Sinais de desigualdade não fazem mais parte do endereço eletrônico

Depois do texto padrão Disponível em:, o endereço eletrônico deixa de estar entre os sinais gráficos <>. Assim, a estrutura passa a ser a seguinte:

ACADEMIA DE REVISÃO. Como usar et al. em referências? In: ACADEMIA DE REVISÃO. Blog Academia de Revisão. São Paulo, 01 ago. 2019 [Primeira publicação em 27 jun. 2016]. Disponível em: https://www.academiaderevisao.com/post/2016/06/27/como-usar-et-al-em-refer%C3%AAncias. Acesso em: 10 jan. 2002.

2. O uso de et al. para quatro autores ou mais passa a ser opcional. E sempre em itálico

Já falamos sobre o uso de et al. em um artigo anterior, por isso você já sabe que se trata de expressão latina que significa e outros. Mas atenção! Enquanto a versão anterior da ABNT recomendava o uso de et al. sempre que o número de autores fosse maior que três, a nova versão diz que "convém indicar todos" quando houver quatro ou mais autores.

Isso significa que o uso de et al. nas referências com mais de três autores passa a ser opcional. No mais, a única diferença é que sua grafia passa a ser feita em itálico:

URANI, A. et al. Constituição de uma matriz de contabilidade social para o Brasil. Brasília, DF: IPEA, 1994.

3. O termo In: também deve receber itálico

Quando se cita apenas parte de determinado trabalho, permanece a regra de indicar com In: a obra à qual ela pertence. É o caso de capítulos de livros, páginas de um site, verbetes de dicionários ou enciclopédias, trabalhos publicados em anais de eventos, faixas de um CD etc.

A diferença é que, desde novembro de 2018, as referências devem trazer o In: sempre em itálico:

BEAUVOIR, Simone de. Os dados da biologia. In: BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo: fatos e mitos. 5. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019. p. 31-65.

Nos próximos artigos deste blog, apresentaremos outras mudanças nas normas para apresentação de referências.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

    1