top of page

Como usar siglas segundo a ABNT?



siglas em trabalhos acadêmicos

Embora algumas siglas sejam bastante comuns, nem sempre o leitor está familiarizado com elas. É por isso que a norma NBR 14724, da ABNT, orienta os autores sobre como apresentá-las nos trabalhos acadêmicos.


Quando se menciona uma sigla pela primeira vez no texto, deve-se identificar o nome completo a que ela se refere, sempre escrito com a primeira letra de cada palavra em maiúsculo, e citá-la entre parênteses.

Exemplo: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

As siglas utilizadas podem, opcionalmente, constar entre os elementos pré-textuais, anteriores à Introdução, em uma lista de abreviaturas e siglas.

Nesse caso, devem ser dispostas em ordem alfabética, seguidas das palavras ou expressões a que se referem escritas por extenso. O título "Lista de abreviaturas e siglas", que não recebe numeração, deve estar centralizado.

Recomenda-se criar duas listas separadas, uma para abreviaturas e outra para siglas.

Referência: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724. Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos: Apresentação. Rio de Janeiro, 2011.

Obs.: Cada instituição, tendo como base a ABNT, pode ter normas específicas para a apresentação de trabalhos. Informe-se antes de iniciar a elaboração de seu texto.

Entendeu a importância de explicar o que significa cada sigla? Tem mais alguma dúvida? Escreva nos comentários abaixo ou envie um e-mail para revisao@academiaderevisao.com.

Receba em seu e-mail as atualizações do blog

Postagens em destaque
Postagens recentes
Categorias
Tags
Nenhum tag.
bottom of page