top of page

Clareza, precisão e consistência



Os textos acadêmicos são produtos de investigações científicas, filosóficas ou artísticas. Por estarem relacionados a pesquisas acadêmicas, devem prezar pelo rigor científico e atender a algumas características básicas. A seguir, apresentamos três delas:

Clareza

O leitor precisa compreender, sem dificuldades, o sentido pretendido pelo autor de um texto acadêmico, de forma simples e direta. Um dos principais recursos para evitar ambiguidades nos discursos é a utilização da norma culta da língua portuguesa. No entanto, não se deve confundir norma culta com o uso de palavras rebuscadas, de difícil entendimento.

Precisão

O rigor científico pressupõe a escolha precisa de termos que exprimam exatamente o que se quer transmitir. Em vez de expressões como "vários", "nem todos", "muitos", prefira apresentar dados mais precisos, todos devidamente embasados por fontes confiáveis e devidamente citadas nas Referências Bibliográficas. Vá direto ao ponto e procure eliminar trechos desnecessários ao texto.

Consistência

Para que a leitura do texto seja agradável e promova a compreensão adequada de seu conteúdo, coerência e coesão são essenciais. Para isso, as ideias têm de apresentar em sua estrutura uma sequência lógica e uniforme. Além disso, precisam estar bem fundamentadas teórica e metodologicamente. Procure se colocar no lugar do leitor e se questione se a organização do trabalho faz sentido para quem não está envolvido com a pesquisa.

Referência: CAVALCANTE, Ilana Ferreira. Características da linguagem técnica, acadêmica e científica. Leitura e produção de textos, UFRN/SEDIS/MEC, n. 4, [20--].

Em nossas próximas postagens, falaremos sobre aspectos mais específicos da escrita acadêmica. Continue acompanhando o blog da Academia de revisão e, caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo.

Receba em seu e-mail as atualizações do blog

Postagens em destaque
Postagens recentes
Categorias
Tags
Nenhum tag.
bottom of page