top of page

História ou estória?



Você provavelmente já ouviu falar na diferença entre história e estória, que existiria para diferenciar a história real da estória fictícia. Mas será que existe mesmo essa distinção?

Você deve ter percebido que é muito raro ver a palavra estória escrita por aí. De fato, uma pesquisa por estória no Google resulta em aproximadamente 492.000 entradas,* enquanto história nos dá 442.000.000!*

Mas isso ainda não esclarece se a distinção existe ou não. Pois bem, a rigor, a palavra estória existe, mas não é aceita universalmente e não consta em muitos dicionários, principalmente portugueses.

Em norma culta, recomenda-se o uso da palavra história, tanto para ficção como para realidade.

Assim:

A história do descobrimento do Brasil é ensinada nas escolas do país.

A história de Harry Potter marcou uma geração de leitores.

O dicionário on-line Caldas Aulete define estória como um brasileirismo – ou seja, palavra ausente do vocabulário de outros países lusófonos – para o verbete história.

O dicionário traz, ainda, que "A palavra foi proposta para designar narrativa de ficção, mas a forma preferencial é história" (ESTÓRIA, 2016). O termo tem origem no termo inglês story.

* Buscas em www.google.com.br em 11 jul. 2016.

Referência:

ESTÓRIA. In: DICIONÁRIO Online Caldas Aulete. [s.l]: Lexikon Editora Digital, 2016. Disponível em: <http://www.aulete.com.br/estória>. Acesso em: 11 jul. 2016.

Receba em seu e-mail as atualizações do blog

Postagens em destaque
Postagens recentes
Categorias
Tags
Nenhum tag.
bottom of page